sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

E chegou a hora: Desmame

É gente, ontem Bento foi desmamado. Assim mesmo, sem choro nem vela. Ele acordou às 8 da manhã, mamou e eu decretei: Essa foi a última. E foi.
Agora, depois de 6 meses e 1 semana e depois de muitas e muitas mamadas (incluindo horas a fio de bebê pendurado no peito, não é Camila?), resolvi tomar coregem e expor aqui alguns dos meu sentimentos. NÃO GOSTEI DE AMAMENTAR.
Que me desculpem as mais radicais (como eu... rsrsrs...), mas pra mim não foi bom. E hoje, posso afirmar que um dos principais motivos da minha depressão pós-parto foi a amamentação. Desde pouco tempo depois do nascimento do baby, meu obstetra diagnosticou minha depressão e por conta dela a diminuição significativa da minha produção de leite. Devido a isso, fui orientada a parar de amamentar e me tratar.
Mas como já disse antes, me icluo no time das radicais e foi aí que eu errei, ou acertei, sei lá... Resolvi que ia segurar minha onda e não ia desmamar meu filhote tão cedo. Pelo contrário, fiz tudo o que estava ao meu alcance e consegui recuperar minha produção de leite. Conclusão: Até hoje convivo com a depressão pós-parto. Mas hoje posso dizer que fui muito além do que podia e devia. Cheguei ao auge da piração e precisei parar pra pensar se valia a pena continuar nesse radicalismo doentio de mãe e profissional, afinal meu trabalho como fonoaudióloga em UTI neonatal sempre me fez incentivadora fiel da amamentação exclusiva até os 6 meses, da livre demanda e do não uso de chupetas e mamadeiras. Então que, desde ontem, Bento não mama mais no peito e já comecei meu tratamento pra me tornar uma mãe de verdade. Sem leite, mas se Deus quiser, com muitas outras coisas pra oferecer...

E as notícias com relação ao início da introdução dos alimentos são ótimas!!! Até agora, uma semana depois do início, o devorador de papinhas não recusou nada!!!! As frutas experimentadas foram as seguintes, em ordem de preferência: banana (amou!!!), pêra e maçã (gostou) e mamão (tolerou... rsrsrs...). As papinhas salgadas também foram muitíssimo bem aceitas. Bento já comeu batata, inhame, mandioca, abóbora, cenoura, beterraba, feijão, lentilha, ervilha, agrião e espinafre. Agora, a bendita água, ainda é um problema. Tipo: que coisa mas sem graça mamãe... Mas o melhor de tudo é que meu filhote é um gentleman à mesa, quase não se suja e por vezes acaba de comer limpinho limpinho... Eu adoro!!!

5 comentários:

  1. A minha depressão pós parto também foi causada pela amamentaçao. Fui diagnosticada com 10 dias do parto, mas a minha médica receitou um remédio antidepressivo que podia ser tomado junto com a amamentaçao! Foi a melhor coisa que fiz.
    Desmamei minha filha igual vc fez: De uma vez! E ela nem sentiu falta! Nunca mais procurou o peito! Confesso que senti um alívio quando parei de amamentar! Me sentia muito escrava da amamentaçao!

    ResponderExcluir
  2. Carol, eu não precisei tomar nada não. O peito só empedrou uma vez depois que parei de amamentar. Eu ordenhei um pouco para aliviar e depois não precisei mais. Até hoje tenho leite! hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, eu imagino bem o q vc passou... eu estou prestes a fazer isto tb, como vc me escreveu eu tb acredito que fiz tudo q pude, para amamentar até os 6 meses exclusivamente, sem nenhum trauma ou deprê... eu achei q iria entrar em deprê agora com o processo do desmame, mas graças a Deus não entrei pq tenho uma mãe, pediatra e marido maravilhosos, que estão me ajudando... ainda dou mamá de manhã e no fim da tarde pq ainda enche muto meu peito, mas as mamadas noturnas (era livre demanda) já estou tirando - e dando complemento. Isso faz 2 dias ... estou indo devagar... pois a Mariana estava dormindo no peito desde q voltei a trabalhar, e ontem ela mamou a mamadeira e voltou a dormir, eu fiquei tão feliz q quase chorei... por enquanto estamos nisso, assim q ela firmar na papinha e começar a jantar quero desmamar totalmente. Querendo ou não o peito tb é prático, por quea vou falar para vc, este negócio de ficar preparando mamadeira, vou te contar heinnnnn ,.... paciência né?
    Hehehehe
    Fiquei muito feliz pelo Bento, por vc... se cuide viu amiga, eu imagino q a experiência não foi boa para vc, mas mesmo assim tenho certeza q vc irá usar a sua experiência para entender as mães q tb passam por isso e orientá-las da melhor forma... como eu sempre digo: bom ou ruim a gente tira proveito de tudo nesta vida para aprender ...

    Que saudades de vc viu... prometo q venho mais aqui! Bjs no Bento comilão!

    ResponderExcluir
  4. Sempre passo por aqui, porém nunca tinha comentado...but desta vez não me contive...hehehe
    Sabe... Uma coisa que descobri com a experiência que adquiri quando tive minha primeira bebê é que todo radicalisto é burro. Antes dela nascer planejei tudo ...li, pesquisei, planejei, sonhei e quando ela nasceu.BUMMMMMMMM nada foi como eu esperava. Sofri muito defendendo teorias as quais eu desconhecia na prática e me culpando por ter achado PESSIMO amamentar.Me sentia uma monstra cada vez que trocava idéias com outras mães...e pareceia que eu era a única mãe no mundo que não tinha sido capaz de manter a amamentação exclusiva até os 6 meses.
    O fato é que: Introduzi complementação já nas primeiras noites em claro... quando percebi que eu estava escrava daquilo que deveria ser algo prazeroso...( Meus peitos estavam em frangalhos, eu estava exausta...não qguentava nem ouvir o choro do bebê...)Dei a sorte de acertar logo de cara...o NAN COMFOR foi um tiro certeito...sem cólicas....sem alteração intestinal...Até pq tomei esta decisão antes do ok da pediatra...Em um dia daqueles que achamos q não vamos suportar e que dá saudade de quando o bebê estava na barriga( prontofalei)
    Mantive a rotina de 2 mamadas no peito e uma de NAN na mamadeira q foi de 30ml a 120 já no sexto mês. Quando era hora da mamada eu estava descansada e aí sim...era uma delícia!Meus mamilos se recuperaram das rachaduras ...nunca precisei amamentar durante a noite portanto mamãe super bem humorada por ter conseguido dormir bem a noite... Quando era possível ordenhava o peito enquanto a bebê dormia e assim substituía o NAN por leitinho do peito...mas na mamadeira. Sabe, isto me salvou...posso não ter amamentado até o sexto mês como eu havia planejado e sonhado, mas consegui aproveitar muuuuito estes meses tão especiais da minha bebê.
    Agora tive minha segunda filha e repeti a experiência... e sabe não me arrependo.
    Ufa desabafei!

    ResponderExcluir
  5. Até parece que vou deixar de perder esta do cardápio amigaaaaa... quero sim! Obrigada viu vc é uma fofa... Ah vc viu, a piscina tá fazendo maior sucesso! Até a hora que ela resolver sair de dentro, hahahaha... mas até lá a gente pensa em outra coisa, compra cercadinho, sei lá né? rs... Bjs

    amandasantos_sjc@yahoo.com,br

    ResponderExcluir